Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document
Untitled Document
Hospital Veterinário do UniSALESIANO atende mais de mil animais em 2016
Atividades vão além dos muros da universidade e beneficiam cães e gatos atendidos por ONG
 
03/06/2017 - 10h - D.C.

O Hospital Veterinário do UniSALESIANO de Araçatuba atendeu mais de mil animais no ano passado. Profissionais do estabelecimento de saúde, inaugurado em 2015, consultaram 1.108 animais pequenos (cães e gatos), 15 equinos, 4 ovinos e 2 bovinos. Além disso, ocorreram 202 cirurgias em cães e gatos e cinco procedimentos cirúrgicos em equinos.

O atendimento à comunidade só é possível graças a excelente infraestrutura da unidade, que possui quatro centros cirúrgicos com equipamentos de monitoração para animais de pequeno e grande porte. “Oferecemos consultas especializadas, supervisionadas por professores mestres e doutores, e exames complementares como análises clínicas laboratoriais, radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e patologia”, explicou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Prof.ª Sheila Cardoso Ribeiro.

O curso promove também ações voluntárias. Uma delas integra a campanha nacional de prevenção e diagnóstico de tumor de mama em gatas e cadelas, realizada todo mês de agosto. “Assim, durante uma semana direcionamos nossos atendimentos para pacientes com tumor de mama e realizamos, gratuitamente, o exame de diagnóstico da enfermidade”, completou Sheila.

Após o diagnóstico, a coordenadora afirma que é criado um plano de tratamento individual para cada paciente. “Também permanecemos durante dois dias em uma praça municipal para avaliação gratuita de cadelas e gatas da comunidade. Caso necessite, os animais são encaminhados depois para exames e tratamento”, ressaltou.

Faz parte das ações do curso de Medicina Veterinária a cirurgia de castração de animais atendidos por uma ONG (Organização Não-Governamental) de Araçatuba. O serviço, que é gratuito, ocorre todas as sextas-feiras, no Hospital Veterinário, localizado no campus da universidade, na rodovia Teotônio Vilela, 3.821, no Jardim Alvorada. O horário de funcionamento do HV é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (18) 3636-5252.

ESPERANÇA
O aposentado e pecuarista Evandro José Carani, de 64 anos, já estava perdendo as esperanças com sua cachorrinha, a Julye, da raça Dachshund. Com 13 anos de vida, o animal foi diagnosticado com câncer na boca, no ano passado. Desde então foi submetido a oito procedimentos cirúrgicos, sem sucesso. “O tumor voltava e nossa Julye sofria cada vez mais. Pingava sangue da boca. Foi quando uma veterinária daqui de Araçatuba me indicou o Hospital Veterinário do UniSALESIANO, onde tudo mudou”, comentou Carani.

A cachorrinha foi avaliada pela médica veterinária Analy Ramos Mendes, que explicou sobre a possibilidade de tratamento para Julye. “Fomos muito bem recebidos por todos que nos atenderam, professores e alunos. A cirurgia da Julye durou aproximadamente nove horas. Agora ela está em tratamento com quimioterapia e muito bem. Corre pelo quintal, se alimenta bem”, comemorou.

Carani ressalta ter ficado impressionado com a qualidade do atendimento e atenção ao ser humano e animais. “Realmente é um hospital maravilhoso e humanizado.”

ESTRUTURA
O primeiro prédio do Hospital Veterinário foi inaugurado em novembro de 2013, destinado ao atendimento clínico e cirúrgico de pequenos animais e realização de exames complementares. “Para isso, temos quatro consultórios equipados para atendimento de cães, um consultório para felinos domésticos, uma sala para realização de fluidoterapia e acompanhamento clínico, uma sala de análises clínicas e uma sala destinada ao diagnóstico por imagem”, citou a coordenadora.

O mesmo bloco conta ainda com recepção e farmácia veterinária, onde estão as medicações utilizadas em todos os setores. Nas laterais deste prédio estão os laboratórios de anatomia animal, técnica cirúrgica e o biotério, todos com acessos independentes.

Segundo Sheila, em abril de 2015 foi inaugurado o segundo prédio do hospital que comporta uma sala para o preparo do paciente e realização de medicação pré-anestésica para pequenos animais; uma sala de preparo e realização de medicação pré-anestésica para grandes animais, dois vestiários, sendo um feminino e outro masculino; área de paramentação cirúrgica comum, dois centros cirúrgicos para pequenos animais, um coliseu para realização de procedimento cirúrgico videoassistido para pequenos animais, um centro cirúrgico para grandes animais, uma sala de recuperação anestésica para pequenos animais e uma sala de recuperação anestésica para grandes animais.

“Todos equipados com material necessário para realização de todos os procedimentos cirúrgicos. Eles contam com aparelhos de anestesia inalatória e monitor multiparamétrico. Ainda neste bloco, há uma sala de aula destinada à discussão de casos clínicos e um setor de lavanderia para esterilização e preparo de materiais cirúrgicos”, completou Sheila.

Há também, na lateral do prédio, um setor de moléstias infecciosas composto por uma sala de atendimento e uma sala de fluidoterapia para pequenos animais, com entrada independente dos demais setores; laboratório de fisiopatologia e biotecnologia da reprodução animal e uma sala de apoio a clínica médica de animais de produção, todas com entradas independentes do setor de cirurgia.

“O terceiro prédio corresponde ao setor de Patologia Animal, equipado com seis mesas de necropsia, freezer, câmara fria de 20 metros quadrados, dois banheiros e sala de processamento de exame histopatológico. Para o setor de atendimento de Grandes Animais há um curral anti-estresse equipado com tronco de contenção para bovinos e dois troncos de contenção para equinos com cobertura”, concluiu.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker