Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
Semana de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social trazem alegria a mais de 500 participantes
Cursos do UniSALESIANO de Araçatuba trataram o tema da família
 
27/09/2017 -16h - D.C.

E a família, como vai? Esse foi o tema abordado na Semana de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social do UniSALESIANO, realizada entre os dias 18 e 20 de setembro. Mais de 500 alunos dos três cursos e também 50 crianças e familiares de projetos sociais de Araçatuba participaram do evento.

No dia 18, abertura da Semana, foram promovidas as apresentações culturais: “Trem do Sertão” e “Dança xaxado” pelas crianças dos projetos Cemfica (Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente) e Bombeiro Mirim, respectivamente.

Ocorreu ainda a palestra com o tema “O papel da família na atenção à saúde e na gestão do cuidado”, ministrada pela enfermeira Maria Antônia Ramos Costa, doutora na área pela Universidade Estadual de Maringá. “A palestrante falou brilhantemente sobre a importância da família no cuidar”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, Profª. Cláudia Cyrillo.

A ex-aluna de enfermagem do UniSALESIANO, Leila Marcelino Franco, que hoje é supervisora da ESF (Estratégia Saúde da Família) e trabalha na Unimed de Araçatuba, foi responsável por abordar o tema “Atenção na saúde da família”, no dia 19. Na área da psicologia, foi realizada uma mesa redonda sobre “As práticas em Psicologia Hospitalar e Organizacional”, com os profissionais Leandro Carvalho Santos, psicólogo hospitalar e clínico, e Emília Santos, psicóloga do setor de Recursos Humanos da Midori Auto Learther.

“Para o acadêmico, além de receber informações através de palestras, mesas redondas, minicursos e oficinas, também desenvolve competências relacionadas ao desenvolvimento do evento, pois participa ativamente de sua organização”, frisou a coordenadora do curso de Psicologia do UniSALESIANO, Profª. Mirella Martins Justi.

Ainda no dia 19, a área de serviço social promoveu a mesa redonda com o tema “Conversa sobre Diversidade”, ministrada pela assistente social Daniela Barbom Sorpilli, que atua na Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Seccional de Araçatuba, e também pelo acadêmico do curso no UniSALESIANO, Bruno Veiga.

Por fim, o evento contou com a realização de três minicursos, no dia 20, com os seguintes temas: “Atualização em PICC”, com a enfermeira Andreza Bernadi Lourenço; “O papel do enfermeiro frente à gestão hospitalar”, conduzido pelo enfermeiro Carlos Eduardo Teixeira, e “O olhar diferenciado do enfermeiro sobre o gerenciamento da equipe de enfermagem”, de responsabilidade do enfermeiro Silas Antônio Pereira.

Mais três atividades aconteceram na noite do dia 20, sendo duas palestras: “Inclusão Social como prática para a autonomia: percursos e desafios”, com a assistente social da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba, Lucila Santana; e “Conversa sobre os direitos das pessoas com deficiências”. E a Oficina de Dança com participantes das Oficinas Terapêuticas da Asas (Associação de Apoio à Saúde).

“O objetivo da Semana de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social é, antes de tudo, a integração dos alunos e professores na esfera de atendimento e estudos biopsicossocial, além da importância do trabalho em equipe multidisciplinar”, explicou Cláudia, ao lembrar que há sempre uma preocupação de trazer a parte cultural para o evento, com o intuito de despertar o amor e a arte, a poesia e o teatro.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker