Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
UniSALESIANO de Araçatuba promoveu 2ª Semana da Saúde
Atividades ocorridas entre os dias 9 e 11 têm o envolvimento de cinco cursos de graduação
 
11/09/2017 - 20h - D.C.

O UniSALESIANO de Araçatuba promoveu entre os dias 9 e 11 de outubro a 2ª Semana da Saúde, que consiste em atividades de cinco cursos de graduação: Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Esse ano o tema do evento é “Programas de Saúde da Família e a Inserção na Comunidade”.

A abertura aconteceu no dia 9 de outubro, às 19h30, na Igreja Universitária do UniSALESIANO. Após apresentação musical, os participantes poderão conferir uma palestra sobre “Família: unidade de intervenção e tratamento”, ministrada pelo médico de família, Johannes Samuel de Almeida.

BIOMEDICINA
A programação do curso de Biomedicina é composta de três palestras. A primeira aconteceu no dia 10, às 19h15, no auditório Papa Francisco. A biomédica Amanda Regina Menezes vai abordar o tema “Psicobiologia: influência do estresse no comportamento”.

Também no dia 10, às 21h, a biomédica Amanda Thaís Pizani ministrou palestra sobre “A atuação do biomédico no laboratório clínico veterinário”. Houve palestra com o tema “Métodos para diagnóstico de leishmaniose” com a bióloga Raíssa Bocchi Pedroso. O evento foi realizado no auditório Papa Francisco, às 19h15. Em seguida, às 21h, foi promovida apresentação de trabalhos científicos.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Na área da Educação Física ocorrerou duas palestras no dia 10, uma sobre o “Pensar o corpo para pensar o esporte”, às 19h30, com o palestrante Júlio Rodrigues, que é membro do Nucorpo (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Corporeidade e Pedagogia do Movimento). A outra palestra com o tema “Reabilitação de lesões relacionadas a articulação do joelho” será ministrada às 21h pelo Profº. Nino, especialista em Reabilitação em Doenças e Lesões Musculoesqueléticas.

No dia 11, houve palestra às 19h30 com o tema “A corrida: da organização ao treinamento”, dada pelo professor Abadio João Zacarias Alves. Às 20h45 foram realizadas aulas práticas “Vivências práticas no universo das academias”, pelo Profº. Eduardo Ribeiro Leite, e Hip Hop, comandado pelo Profº. Felipe Queiroz.

FARMÁCIA
Em relação ao curso de Farmácia, aconteceu eventos diversificados no dia 10. Apresentação de trabalhos científicos foi promovida às 8h, na sala 22. Já 18h45 e as 20h30, além dos trabalhos científico, foram realizadas apresentações de produtos cosméticos e farmacêuticos desenvolvidos por acadêmicos na Farmácia-Escola Madre Teresa de Calcutá, no hall de entrada da instituição.

No auditório 26 foi ministrada a palestra “Caminho do sangue: panorama atual”, pela farmacêutica Célia Kazue Abiko, às 19h30. Em seguida, às 21h, aconteceu a palestra “Antibióticos beta-lactâmicos: aplicação terapêutica da penicilina G e derivados semi-sintéticos”, pela farmacêutica Cristina Antoniali Silva. Ainda no dia 10, às 21h50, ocorrem apresentação de trabalhos científicos na sala 33.

No dia 11 aconteceram minicursos, todos com início às 19h15. No laboratório 9 o tema é “Análise físico-química e pesquisa de adulterantes em leite UHT”, que será ministrado pela engenheira química Valéria Rowe. No laboratório 11, a farmacêutica-bioquímica Leila Nassur irá abordar o tema “Produção de Nutracêuticos”. No laboratório 12 o tema “Espectrofotometria – aplicações na área farmacêutico” será aplicado pelo zootecnista Marcos Antônio Maioli.

FISIOTERAPIA
Já o curso de Fisioterapia promoveu suas atividades na Clínica de Fisioterapia instalada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade). No dia 9, às 8h, foi realizada palestra “A fisioterapia na assistência técnica e perícia judicial”, com a fisioterapeuta Ana Rafaela Zegóbia. Ocorreu ainda, às 9h, apresentação de trabalhos científicos na forma oral, pelos alunos de graduação e pós-graduação.

Dois minicursos e duas palestras foram realizadas no dia 10. Às 8h o minicurso “Atuação da fisioterapia nas disfunções sexuais femininas e masculinas”, pela fisioterapeuta Vanessa Penha Basquerotto. Também no mesmo horário aconteceu a palestra sobre “Imaginologia nas áreas de ortopedia, neurologia e pneumologia”, que terá como palestrante o educador físico Henrique Alves.

No período da noite, às 19h30, foram realizados o minicurso “Intervenção fisioterapêutica na reabilitação em amputados”, com o fisioterapeuta Pablo Carvalho Pires de Almeida, e a palestra “Cuidados com pacientes portadores de necessidades especiais”, ministrada pela médica e pediatra Eliza Garcia.

No dia 11, teve o minicurso “Mobilização precoce no paciente crítico”, comandado pela fisioterapeuta Daniele de Souza Corrêa; a palestra “Fisioterapia postural em idosos”, ministrada pelo fisioterapeuta Paulo Roberto Rocha Júnior, e a palestra “ATM e Disfunção temporomandibular e suas correlações no controle postural”, sob coordenação do fisioterapeuta Elton Macedo. Nesse dia, às 21h, houve entrega dos certificados aos melhores trabalhos científicos apresentados na forma oral e certificados de monitorias.

NUTRIÇÃO
Por fim, o curso de Nutrição realizou palestra com o tema “Nutrição na saúde da tireoide”, ministrada pela nutricionista Bruna Verão, no dia 10, às 19h30, e às 21h, palestra sobre “Aplicação clínica de nutracêuticos – uma visão multidisciplinar”, com a nutricionista Gabriela Cunha.

Na quarta, dia 11, foram ministradas duas palestras: “Dinâmica profissional na indústria de alimentos e nas unidades de alimentação e nutrição”, pela nutricionista Vanessa de Castro, às 19h, e “Nutrição esportiva: da teórica à prática”, pela nutricionista Nayara Covolo”, às 21h

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker