Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
UniSALESIANO promove 3ª edição do Outubro Rosa Pet
Evento do curso de Medicina Veterinária é voltado à prevenção do câncer de mama em animais
 
17/10/2017 -9h - D.C.

O curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO de Araçatuba promove no dia 21 de outubro a 3ª edição do Outubro Rosa Pet. O evento, que será realizado no Shopping Praça Nova, das 10h às 19h, tem por objetivo avaliar as mamas de cadelas e gatas para detecção de possíveis tumores.

Segundo a médica veterinária e professora do curso, Analy Ramos Mendes Ferrari, a ação faz parte da Campanha Nacional para prevenção e tratamento dos tumores de mama nos animais. “Além da avaliação das mamas, o público poderá contar com instruções veterinárias sobre o assunto”, disse.

Dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária mostram que os tumores mamários são as lesões mais frequentes em cadelas e a terceira em gatas. Aproximadamente 60% e 90% dos tumores que acometem a glândula mamária canina e felina, respectivamente, são malignos. “Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento considerável de casos de câncer nessas espécies, e, em alguns casos, levando a óbito”, ressaltou o órgão.

ESTIMAÇÃO
O câncer é uma doença que atinge, principalmente, animais de estimação e pode ser desenvolvida por alguns fatores, como a idade avançada, a exposição à poluição, entre outros. Os primeiros sintomas são o aparecimento de nódulos na glândula mamária. As lesões podem ser únicas ou múltiplas, de tamanhos variando de milímetros a vários centímetros e podem acometer uma ou mais glândulas de ambas as cadeias mamárias. O exame feito por um médico veterinário vai revelar se o tumor é benigno ou maligno.

Conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária, sabe-se que fatores relacionados à idade, castração, tratamento com progestágenos, obesidade nos primeiros anos de vida e dieta baseada em comida caseira, são apontados como principais razões para o crescente da incidência deste tipo de neoplasias.

O principal tratamento é a cirurgia e a avaliação da análise microscópica do tumor é que determinará se existe a necessidade de complementação com outros tipos de tratamentos, como a quimioterapia.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker