Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document
Palavra do Reitor
Pe. Luigi Favero
width=150

Leia abaixo a entrevista concedida pelo Magnífico Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, ao Departamento de Comunicação da instituição.

Departamento O senhor está há 13 anos na direção do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. Em fevereiro de 2015, o senhor se tornou também o Reitor do Centro Universitário. Quais são as maiores realizações durante este tempo?

Pe. Luigi - O crescimento numérico de alunos. Em 2002, contávamos com 400 acadêmicos em dois cursos universitários e hoje são mais de 5.000 em Araçatuba. Isso se deve à implantação dos novos cursos; hoje são 28. Em Lins, há 13 anos tínhamos cinco cursos e 1.500 alunos. Hoje são dez cursos e mais de dois mil alunos. No total, oito mil acadêmicos estudam no UniSALESIANO em Araçatuba e Lins em cursos de graduação e pós-graduação. Meu trabalho, como Reitor, visa principalmente integrar os projetos e as ações dos dois campi universitários.

Assumi, em 2003, a Direção da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), que hoje é um Departamento do UniSALESIANO e que atende a cerca de 150 pessoas.

No terreno da UNA, localizado bem no centro da cidade, foram construídas em 2004, as Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia, em três andares, com 1.880 metros quadrados. Nestas clínicas são realizados atendimentos para cerca de 200 pessoas por dia, de Araçatuba e de várias cidades da região. Em 2007, inauguramos também o Escritório de Assistência Jurídica Gratuita, ao qual demos o nome do Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei.



O UniSALESIANO é considerado uma das melhores instituições universitárias da região. A que o senhor atribui este fato?


Em 7 de janeiro de 2015, o UniSALESIANO obteve do MEC, como nota de Recredenciamento, o conceito 4. Somente 25% das Instituições universitárias no Brasil tem esta nota que significa para o MEC: Instituição muito boa. Atribuo tudo a uma nova mentalidade de crescimento, entusiasmo e busca da qualidade. A sociedade percebe que estamos a serviço da educação e promoção humana. Os valores das mensalidades possibilitam que as classes menos favorecidas possam estudar aqui, permitindo desta maneira uma inclusão social autêntica.

Quero ressaltar a identidade salesiana e católica como um forte diferencial religioso que agrada muito aos nossos acadêmicos e seus familiares. As celebrações litúrgicas, realizadas todo mês, são acontecimentos marcantes que trazem um clima de serenidade e respeito.

É importante destacar que o UniSALESIANO se transformou, hoje, em um polo tecnológico e de saúde, com destaque para o Curso de Direito e Engenharias. Hoje o Curso de Direito da Instituição é o que mais aprova candidatos nas provas da OAB no interior de São Paulo e está entre os dez melhores cursos (são mais de 300) oferecidos em todo o Estado de São Paulo.


Qual foi o maior projeto realizado pelo senhor nestes anos?


A construção do novo Campus Universitário, inaugurado em fevereiro de 2006. Em nove meses foram construídos o primeiro prédio, com 9.000 metros quadrados, e a Igreja/Auditório, com 1.000 lugares.

No mesmo ano da inauguração foi iniciada a construção do segundo bloco com mais 9.000 metros quadrados, cujas obras foram concluídas no início de 2007.

Em 2013, foi projetado e construído o terceiro bloco para 1800 alunos. A inauguração aconteceu em fevereiro de 2014.

Em 2009, começaram os novos cursos de Jornalismo e Jogos Digitais e na metade de 2010 foram iniciados os cursos de Farmácia e Educação Física e Engenharias. Ao todo, entre 2009 e 2014, foram criados 15 novos cursos superiores, atendendo a uma ampla demanda da população de Araçatuba e toda a região.


Como o senhor está vendo o futuro do UniSALESIANO em Araçatuba?


Com grande otimismo. Hoje somos a instituição universitária que mais cresce em Araçatuba e região, não somente no número de alunos, mas também em seriedade e simpatia junto aos acadêmicos e à população.

Outra grande satisfação que sentimos é pela consolidação dos serviços do UniSALESIANO realizados junto à sociedade, mediante a realização de convênios com municípios, empresas e instituições sociais.

Tenho certeza que em tudo isso que acontece no UniSALESIANO tem a mão de Deus e de Maria, a Mãe de Jesus. Que Eles nos acompanhem e nos abençoem sempre.


Quais foram outros realizações nesses anos?


Implantamos novos cursos, necessários para o crescimento de Araçatuba e região. Construímos, também, uma gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, cujas formas seguem as mesmas características da gruta existente na França, com queda d´água em cascata e dotada de iluminação especial para o período noturno. Eu tive a ideia de construir a gruta durante uma de minhas viagens à França, onde se encontra a cidade de Lourdes. Já percebemos que todos que passam por ela se encantam com sua beleza e param para contemplá-la.


Fizemos, também, dois campos de futebol society, construídos na parte posterior do prédio e destinados não só para as atividades educacionais do curso de Educação Física como também para a prática esportiva e o lazer de todos os nossos alunos e funcionários. Além disso, construímos as quadras esportivas cobertas e as oficinas dos cursos de Engenharias, o primeiro prédio do Hospital Veterinário e está segundo prédio do Hospital Veterinário já está pronto.



No campo da comunicação e da produção científica, quais foram as novidades?


Criamos e lançamos, em 2009, a Revista Universitas, que contém a publicação científica da Instituição, e o Jornal UniSALESIANO News, que informa a todos sobre as atividades gerais realizadas pelo UniSALESIANO de Araçatuba.


Quais são os futuros projetos do UniSALESIANO?


São quatro os projetos: a implantação do Curso de Medicina e de novos cursos; a construção de um moderno teatro, que abrigará não só as atividades do UniSALESIANO, como formaturas, semanas culturais, seminários, congressos, palestras e momentos artísticos, mas também eventos socioculturais de iniciativa da sociedade local; a implantação de novos laboratórios e a construção de um Centro Esportivo de excelência, dotado dos melhores equipamentos e recursos disponíveis.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker