Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Grade e Corpo Docente
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
Formandos de cursos da Saúde do UniSALESIANO se unem em colação de grau
Segunda noite de formatura recebeu turmas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina Veterinária
 
20/12/2017 - 10h - D.C.

O UniSALESIANO promoveu a segunda noite de colação de grau para formandos de cinco cursos de saúde, no dia 18 de dezembro. Mais de 170 ex-alunos receberam o diploma nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina Veterinária.

No total são cinco dias de formatura festiva – 15, 18, 19, 21 e 22 de dezembro - que é realizada dentro da Igreja Universitária da instituição de ensino superior.

O cerimonial iniciou às 20h com a entrada dos membros da mesa, Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, Pró-reitor Acadêmico, André Ornellas, coordenadores de cursos e professores, seguidos dos formandos.

A abertura do evento e a Celebração Religiosa foram feitas pelo reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi. “Primeiro momento desta formatura é uma celebração para agradecer a Deus e todos juntos nos alegrar porque Deus é nosso Pai. Aquele que mais se alegra essa noite é nosso Pai, que vê os filhos crescerem e chegarem num momento bonito da própria vida”, disse.

Em sua homilia, o padre citou a parábola do bom samaritano, que é quando um jovem pergunta a Jesus o que é mais importante na vida. A resposta: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e amarás teu próximo como a ti mesmo”. Novamente, o jovem questiona: “Mas quem é meu próximo?”. E Jesus conta a história de um samaritano que ajudou um homem vítima de assaltantes, pagando a noite para ele em uma hospedaria. “O próximo é quem cuidou daquele homem. Vai e faz a mesma coisa”, disse Jesus.

Diante dessa passagem, Pe. Luigi aconselhou os formandos dos cursos de Saúde a cuidarem bem das pessoas, pois serão profissionais preparados, inteligentes e dedicados.

O reitor também informou aos presentes as excelentes colocações em que se encontra o UniSALESIANO no ranking do MEC (Ministério da Educação). No caso do IGC (Índice Geral de Cursos), o UniSALESIANO está entre as 17% melhores do país dentre 2.500 instituições universitárias, com nota 4. “Para ter um conceito grande precisa que todos os componentes sejam de alta qualidade. Não adianta ter uma boa reitoria e bons professores se os alunos são fracos, preguiçosos e desinteressados. Mas graças a Deus vocês são inteligentes, corajosos e interessados na vossa profissão”, comentou o padre, ao pedir uma salva de palmas.

Foi lembrado também que o UniSALESIANO é o 11º melhor centro universitário do Brasil dentro de um universo de 161. Já no Estado de São Paulo, que possui 54 centros, a instituição é a melhor quando se fala de graduação. “E olha que nosso Estado é uma potência”, completou.

“O Papa Francisco fez uma teleconferência com alunos de uma universidade do Japão, recentemente. Um deles perguntou por que vale a pena estudar e fazer universidade. O papa respondeu que a gente estuda para ajudar os outros nas suas necessidades. Então, essa é a finalidade de vocês, servir os outros, como fizeram seus pais, que ajudaram vocês a chegarem até aqui”, disse o padre, e finalizou com a seguinte poesia: “Sonhei que a vida era uma festa, acordei e vi que a vida era serviço; servi e encontrei a alegria de viver.”

O evento seguiu com o Juramento dos formandos, que é instante em que eles se comprometem com a ética e com os deveres sagrados da profissão que abraçaram. O juramento foi feito pelo formando Diego Leandro de Brito Fidalgo, do curso de Fisioterapia.

Logo em seguida aconteceu a imposição do chapéu e entrega dos diplomas aos formandos; e discurso do orador, representado pela enfermeira Raissa da Silva Parmigiani. Houve também o discurso do Paraninfo, que, no caso, foi feito pela professora Eliane Patrícia Cervelatti.

Os formandos homenagearam o Reitor e Pró-Reitor Acadêmico da instituição, representados pela farmacêutica Lais Teles Gomes Ferreira dos Santos e Bianca de Oliveira Romagnoli, respectivamente.

Também foram homenageados os coordenadores e professores dos cursos. Os pais foram lembrados com belas palavras de agradecimentos proferidas pela fisioterapeuta Flaviane de Oliveira Zago.

Por fim, o UniSALESIANO entregou a Medalha de Honra ao Mérito de melhor aluno de cada turma: Enides Gomes (Biomedicina), Gabriela Duarte da Mata (Enfermagem), Pricila Bego Garcia (Farmácia), Vinicius Henrique Ferreira Monteiro (Fisioterapia - diurno), Caroline Santa Grosso (Fisioterapia – noturno) e Camila Dezembro Dutra de Souza (Medicina Veterinária).

A solenidade foi encerrada pelo reitor, que aconselhou os formandos a continuarem a estudar, pois na vida “temos que procurar o melhor para nós e para os outros”.

Pe. Luigi lembrou que o UniSALESIANO continua sendo a casa de todos e que Jesus veio e os anjos cantaram: glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade. “Que vocês sejam anjos portadores de paz, qualificação e de amor para todos. Feliz Natal, boa noite e que Deus abençoe todos!”, concluiu.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker