Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Grade e Corpo Docente
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
UniSALESIANO participa de estudo sobre gado moderno
Descoberta de mutação em gene bovino foi divulgada pela revista inglesa Nature
 
07/02/2018 - 19h - D.C.

A Nature, uma das revistas científicas de maior impacto mundial, publicou recentemente um estudo envolvendo três integrantes do UniSALESIANO de Araçatuba: o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Rafael Cipriano, e os alunos do mesmo curso, Romulo Cláudio Morozini Padula e Thayla Souza Sussai.

O artigo é intitulado como “A PLAG1 mutation contributed to stature recovery in modern cattle”, que quer dizer, em português: “Uma mutação do gene PLAG1 contribuiu para a recuperação da estatura no gado moderno”.

Segundo Cipriano, diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros participaram desse trabalho. “Conseguimos unir os dados que tínhamos e descobrir mutações em genes dos bovinos que modificaram esses animais. Há mil anos existia o mesmo animal e, por conta dessa mutação, originaram-se a grande diversidade de animais que temos nos diferentes continentes hoje”, explicou o coordenador.

Os autores comentam, dentro da publicação, que a evolução recente do gado é marcada por flutuações no tamanho do corpo. “Descobrimos que esta mutação foi selecionada durante o período de recuperação da estatura no noroeste da Europa e depois foi espalhada pelo mundo através da importação de gado da Europa Atlântica”, comentou.

Segundo a pesquisa, “este estudo apresenta um dos primeiros exemplos de uma varredura seletiva no gado que foi conduzida por seleção forte (supostamente artificial) em uma característica complexa.”

Na opinião de Cipriano, há uma busca constante pela modificação genética dos bovinos que hoje é realizada de forma mais organizada pelos diversos programas de melhoramento genético. “Sempre com o mesmo objetivo do passado, que é procurar melhorar a produtividade da espécie visando ao aumento da qualidade e da quantidade do alimento que ela nos proporciona", concluiu.

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker