Untitled Document
Untitled Document
Reitoria
Graduação
Pós-Graduação
Serviços
Biblioteca
Estrutura
Localização
Vestibular
Medicina
Jogos
Grade e Corpo Docente
Empresa Júnior
 







 
Untitled Document Untitled Document
Professor de Educação Física tem dois artigos científicos publicados em revista americana
Trabalho foi realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos
 
13/02/2018 - 10h - D.C.

O professor do curso de Educação Física do UniSALESIANO e doutor em Ciências Fisiológicas, Fernando Fabrizzi, teve dois artigos publicados na mesma edição de fevereiro de 2018 da Revista de Fisiologia do Exercício Online, dos Estados Unidos.

Os trabalhos, realizados em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), por meio dos laboratórios de Nutrição e Metabolismo do Exercício, receberam os títulos: “Gasto de energia de jovens saudáveis em um treinamento corretivo postural (TCP)” e “Expressão de Miostatina e Folcolina em ratos castrados submetidos ao treinamento de resistência”.

Fabrizzi explica que o primeiro artigo consistiu num trabalho de caracterização do método do exercício. “Queríamos saber onde esse tipo de exercício se enquadrava metabolicamente. Vimos que o TCP utiliza o metabolismo aeróbico, como um trote moderado. Investigamos com alunos da UFSCar, que são adultos jovens, o que acontecia fisiologicamente com esse exercício”, comentou.

Já o segundo trabalho foi feito com ratos que praticaram musculação antes do experimento (um modelo dinamarquês de exercício de musculação para ratinhos). De acordo com o professor do UniSALESIANO, duas moléculas foram estudadas nesses animais, a miostatina e a folistatina. “Nosso organismo expressa essas moléculas para controlar a diferenciação e proliferação celular (em especial, controlam a hipertrofia muscular). Vimos que, se o exercício diminuir a produção de miostatina e aumentar a folistatina, permite, assim, que os ratinhos adquiriram hipertrofia”, citou.

Fabrizzi ressaltou a importância de poder participar de desenvolvimentos de artigos científicos como esses, já que o papel do professor se baseia em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. “Acho fundamental e isso agrega aos alunos do UniSALESIANO. Parcerias como a nossa instituição e a UFSCar possibilitam ainda o intercâmbio entre os acadêmicos.”

 
Untitled Document
 
 
 


Untitled Document
© 2003 - 2015 | Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Todos os Direitos Reservados eXTReMe Tracker