Untitled Document
  Canto Coral

   O Grupo de Coral da UNA conta com a participação de alunos e alunas do Departamento, que se incumbem das vozes soprano, contralto, barítino e baixo. A condução dos trabalhos está a cargo da maestrina Marinete Copóssoli, que é diretora de uma das mais conceituadas escolas de música da cidade e região, o Instituto Musical ´Heitor Villa-Lobos´.

   O coral se apresenta normalmente em eventos da própria Universidade, em acontecimentos promovidos pela Prefeitura Municipal e em outras entidades sociais e culturais quando convidado. O repertório é basicamente composto de música popular brasileira, mas o grupo pode eventualmente cantar em italiano, espanhol e inglês.

  
  Danças de salão

   Nas aulas de Danças de Salão os alunos aprendem diversos ritmos nacionais e estrangeiros, tais como: samba, forró, cha cha cha, bolero, mambo, rumba, valsa e, em alguns casos, até o tango. O grupo participa de eventos da UNA ou se apresenta em eventos públicos promovidos por outras instiuições atendendo a convites.

   O professor de danças é o bailarino José Marcelo Corrêa, que também ministra aulas na Academia de Danças Anamaria Ballet, uma das mais antigas e tradiconais de Araçatuba e Região.



  Espanhol

   O ensino de Espanhol na UNA já é bastante tradicional. Os alunos aprendem um vocabulário com as palavras que mais precisam ser conhecidas, praticando e aperfeiçoando constantamente a pronúncia. O aprendizado é feito também através de letras de músicas compostas em Espanhol, quando aprendem significado e novamente a pronúncia.

   Os alunos podem participar de shows de talentos, cantando ou declamando poesias no idioma. As aulas são ministradas pela Profa. Sabine Hartfelder.



  Ginástica Terapêutica Chinesa (Tai Chi Chuan)

   Através da prática semanal da Ginástica Terapêutica Chinesa, que inclui alongamento, movimentos articulares, auto-massagem, Lian Gong e Tai Chi Chuan, os participantes da UNA têm a oportunidade de exercitar a mente e o corpo, adquirindo e mantendo um equilíbrio necessário para conquistar bem-estar, uma ótima qualidade de vida e saúde. Em alguns momentos, o grupo faz demonstrações da prática dessa ginástica milenar oriental em eventos da UNA ou para outros públicos.

   As sessões e atividades são coordenadas pela fisioterapeuta Silvia Ferreira dos Santos, que conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia, acupuntura e anatomia emocional. Durante muitos anos estudou as técnicas da ginástica com a Profa. Maria Elvira Ribeiro Tuppy, proprietária de uma das mais renomadas academias do setor em Araçatuba.



  Ioga

   Ioga é também uma ginástica milenar de origem oriental, que com seus exercícios trabalha para o bem-estar da mente e do corpo. É uma das mais procuradas atividades da UNA, pois a exemplo da Ginástica Terapêutica Chinesa contribui para proporcionar às pessoas uma vida saudável. O grupo também se apresenta em eventos da Universidade ou em outros, atendendo a convites.

   As sessões são coordenadas pela Profa. Laurita de Campos, expert no assunto, com experiência de décadas no ensino e na condução da atividade.



  Pintura em Tecido

   Através da Pintura em Tecido os alunos são levados a aprender técnicas de uso de pincel e tintas, exercitando a pintura de diversas formas de desenhos e efeitos. O ato de pintar é considerado pelos alunos da Universidade uma verdadeira terapia. Os trabalhos produzidos são apresentados em mostras coletivas ou individuais, não só nos eventos da UNA como também em outros acontecimentos culturais do município.

   Algumas peças criadas são doadas à Universidade que as utiliza em bazares beneficentes. As aulas são ministradas pela Profa. Angela Maria de Barros Rocha, pintora há vários anos.



  Pintura em Tela

   Também considerada uma ótima terapia, a pintura em tela contribui para garantir às pessoas momentos de bem-estar numa das mais fascinantes e criativas atividades artísticas. Com pouco tempo de aprendizado, os alunos conseguem pintar verdadeiras obras, que depois podem vender e obter, assim, uma renda alternativa.

   Os quadros estão presentes em praticamente todos os eventos da Universidade e periodicamente podem ser vistos em outros eventos públicos. As aulas são ministradas pela Profa. Emiliana Benez Prates, que ensina pintura há vários anos. Ela tem, também, formação em Direito.



  Português

   Português é um curso que não poderia faltar na grade de programação da UNA. Em aulas atraentes, participativas e diferenciadas, os alunos aprendem os segredos do idioma através do uso de textos, poemas, letras de músicas e outras alternativas. As aulas são ministradas pela Profa. Marilurdes Martins Campezzi, que também é coordenadora pedagógica do Departamento.

   Concursos de frases, apresentações em eventos e em saraus literários fazem a festa dos alunos da turma.



  Trabalhos Manuais (bordado e crochê)

   A maioria dos alunos da UNA é constituída de mulheres. Por isso, Trabalhos Manuais é um dos cursos mais antigos e procurados do Departamento. Através dele as senhoras aprendem a fazer diversos pontos de bordado e crochê, criando bonitas peças decorativas. Muitas delas integram as mostras de arte dos alunos da Universidade ou são vendidas, proporcionando às suas autoras um ganho financeiro adicional.

   As aulas são ministradas pela Profa. Neusa Maria Polizelli Traficante, que se encontra na Instituição desde sua fundação.



  Ginástica Rítmica com Música

   A Universidade Aberta da Melhor Idade oferece, também, a oportunidade de as pessoas freqüentarem suas atividades de Ginástica Rítmica com Música. Através da participação de monitores estagiários, as pessoas aprendem a praticar diversos tipos de exercícios físicos que contribuem grandemente para a preservação da saúde e do bem-estar.

   Para desenvolver a atividade, é utilizada música adequada a cada tipo de ginástica, observando-se os vários ritmos existentes, desde os que ensejam movimentos mais marcantes até os que permitem momentos de relaxamento e descanso.



  Dança Coreográfica

   Trata-se de uma das mais recentes atividades oferecidas pela UNA. Nela, os alunos têm a oportunidade de apresentar números de danças através de criativos ensaios coreografados, concebidos e conduzidos pelo professor Marcelo Correa. Com esta modalidade de dança busca-se uma sincronia perfeita de movimentos corporais entre todos os participantes das atividades da área.

   O Grupo de Danças Coreográficas da UNA participou recentemente dos JORIs – Jogos Regionais do Idoso, promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, realizados em Dracena – SP, onde obteve a segunda colocação, representando a região de Araçatuba. Classificado, em novembro marcará presença na última fase dos JORIs, a ser efetuada na cidade de Praia Grande, também defendendo Araçatuba e região.

   A Dança Coreográfica é uma atividade que facilita bastante a integração entre os participantes, pois eles também opinam diretamente sobre a forma, locais, eventos e datas de apresentação. Assim, a integração pessoal e a exibição pública das danças montadas são os dois grandes objetivos que norteiam esse trabalho.

©2009 | UNA - Todos os direitos reservados ao UniSALESIANO