Untitled Document

   Em 26 de setembro de 1996, através de decreto do Poder Executivo assinado pelo então prefeito, o Dr. Domingos Martin Andorfato, era criada a Universidade Aberta da Terceira Idade, cujo nome fantasia convencionou-se designar de UNA.

   A concepção do Projeto coube ao Prof. Dr. Ruy dos Santos Pinto, que na época, aos 70 anos de idade, chegava à sua aposentadoria compulsória junto à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Contando com a colaboração do Prof. Dr. Mário Jefferson Quirino Louzada, também daquela Instituição, e do Prof. Alcides Mazzini, jornalista e radialista, traçou os planos de trabalho e elaborou o Estatuto que regeria os destinos da nova entidade.

   A sua implantação efetiva ocorreu em março de 1997, ocupando provisoriamente salas de aulas pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura, no prédio denominado INTEC.

   Após um ano de funcionamento no INTEC, a diretoria optou por transferir a Instituição para um complexo de casas e galpão cedidos pela Rede Ferroviária Federal S/A à Prefeitura Municipal de Araçatuba, localizado na Rua Joaquim Nabuco, onde permanece até hoje. O prédio principal, que mede 50m x 10m e que se transformou no Centro Cultural, e a sede da entidade, onde funcionava a Central de Comunicação da Ferrovia, foram recuperados e restaurados, preservando-se suas características originais que datam das primeiras décadas de fundação de Araçatuba.

©2009 | UNA - Todos os direitos reservados ao UniSALESIANO